Obras de modernização do sistema elétrico da DIVAES terão investimentos de quase R$ 160 mil em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

A prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) iniciou as obras de modernização do sistema elétrico da captação e complexo de distribuição de água da Divisão de Água e Esgoto (DIVAES). Os investimentos em recursos próprios totalizam R$ 159.880,38 e foram autorizados pelo prefeito Gustavo Melo (PSB) após realização de licitação. O gestor esteve no órgão nesta terça-feira (18) acompanhando o andamento dos trabalhos e conversou com servidores.

O objetivo é modernizar o sistema elétrico da captação e distribuição de água com a compra de quatro bombas, melhora o sistema elétrico, instalação de cinco quadros de comando, postes e colocação de dois transformadores para resolver o problema de falta de água por falhas no sistema elétrico. A proposta é inovadora desde a criação da DIVAES na cidade.

O superintendente da DIVAES, Jota Silva, lembra que quando assumiu o órgão em 2017 encontrou o sistema elétrico do órgão em situação precária e que apresentou um plano de modernização ao prefeito Gustavo Melo. A proposta foi aprovada em 2018 após o município apresentar melhora na arrecadação e ter aporte financeiro para investimentos.

“Foi um ano muito difícil [2017]. A execução das obras no sistema elétrico vai acabar com o problema de falta de água. O Bairro Maria das Graças, por exemplo, é o mais prejudicado. Acredito que até final de janeiro solucionaremos de uma vez o problema de falta de água em Alto Araguaia”, ressalta Jota Silva.

A execução das obras exigiu rigoroso planejamento já que o atual sistema é muito antigo. “São investimentos jamais feitos na DIVAES. Os equipamentos são da década de 70. Desde então nunca houve manutenção tampouco investimentos. Já fizemos a aquisição de quatro novas bombas. Também aguardamos a liberação por parte da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) quanto a liberação para continuidade e término da obra de estação de tratamento de água que interligará ao atual sistema”, disse o prefeito Gustavo Melo.